segunda-feira, 17 de maio de 2010

Análise de Negócios de Marketing Multinível

Estava analisando sobre quais negócios tem crescido sustentavelmente enquanto outros não duram mais do que 3 meses.

Primeiro vamos analisar os produtos.

Negócios baseados em infoprodutos vendidos por Marketing simplesmente são recordistas de morte prematura, não chega durar nem 3 meses. Um exemplo de empresas assim foi muito comum pela Internet.

Negócios na indústria do bem estar (nutrição, cuidados pessoais) costumam ter vida longa, porém o crescimento é pequeno, talvez isso se deva a que ele é feito mais fora da Internet do que o contrário o que faz com que perca velocidade mas ganhe estabilidade, as melhores opções são as que possuem lugar no plano para revendedores também, pois algumas obrigam o novo distribuidor comprar milhares de reais em produtos deixando os mais crédulos endividados. Exemplo é a multinacionais estrangeiras com preços exorbitantes...

Negócios baseados em tecnologia (como voip por exemplo) costumam crescer bem rápido e terminar mais rápido ainda, logicamente é por que todos os dias inventam novas tecnologias tornando as anteriores obsoletas. E também altas tecnologias exigem suportes e os franqueados em sua maioria não tem conhecimentos técnicos para solucionar entraves técnicos.

Negócios baseados em produtos financeiros são relativamente novos e podem ser divididos em três categorias:

1 - Os que vendem seguros e afins costumam ter alta rotatividade pois a pessoa que entra no negócio e não ganha dinheiro em 3 meses automaticamente para de pagar a mensalidade e sai do negocio.

2 - Os que tem como produto os investimentos, este é muito inteligente pois possui uma rotatividade zero , por que mesmo que a pessoa entre no negocio e faça seu investimento e não cadastre mais ninguém ela continuará ganhando rendimentos sobre o capital que investiu e é por isso que continua crescendo indefinidamente, vale lembrar que neste ramo existem muitos picaretas, então é bom pesquisar bastante antes de entrar..

3 - As que vendem cartões de credito ou débito, na realidade não são funcionais pois para poder usar o cartão é necessário fazer parceria com as empresas.

Negócios com produtos de única compra (colchões, produtos de purificação de agua, etc...), o básico do marketing de rede é que o produto deve ter rotatividade mensal para que as comissões sempre entrem, então quando vejo empresas com um produto que se compra uma vez e depois não precisa mais comprar já prevejo dificuldades futuras.

Negócios que oferecem serviços (como plano de saúde, turismo, serviços jurídicos) estes costumam morrer antes de nascer pois parece não entusiasmar ninguém, é mais usado como um algo a mais que acompanha o produto principal em algumas empresas, mais uma jogada de Marketing pois provavelmente a pessoa nunca usara o produto.



Enfim, considerando todos os ramos acima, uma configuração de negócios deve ser um pouco agressiva e um pouco media para que funcione, pois embora as pessoas de sucesso digam que não devemos diversificar, o que eles estão tentando dizer é não tenha 30 negócios de Marketing de Rede, mas de forma alguma as pessoas de sucesso dizem bote todos os ovos na mesma cesta pois você terá grandes chances de ficar sem nenhum ovo.

Já de cara temos alguns ramos de negócio em Marketing de Rede que devemos descartar por motivos óbvios, destes os seguinte já ficam descartados.

1 - Infoprodutos (vida curta)
2 - Negócios que vendem seguros e afins (alta rotatividade de membros da rede, trabalha-se muito para ganhar pouco)
3 - Negócios de compra única ( o trabalho tem de ser feito todo ele novamente todos os meses, nao tem residual)
4 - Negócios de serviços diversos ( serve como um algo a mais, mas não funciona como produto principal)

Vamos ver os negócios que sobraram para tentarmos manter uma configuração de trabalho com crescimento rápido e ao mesmo tempo estabilidade no longo prazo.

1 - Negócios da indústria do bem-estar (cuidados pessoais, nutrição) tem crescimento mais lento porém grande estabilidade no longo prazo pois tem produtos de uso periódico, o que proporciona renda residual.

2 - Negócios de tecnologia (voip , etc...) você quer estar a frente das novidades tecnológicas? sim? eu também e provavelmente seus parceiros também, então neste caso o negócio cumpre sua missão de levar um produto que as pessoas querem prestando um serviço útil a todos, mas sem a pretensão de ganhar altas somas com isso, mais como alguém que traz boas noticias.

3 - Negócios baseados em produtos financeiros (investimentos e cartões de credito) pois o dos investimentos rendem dinheiro mesmo quando as pessoas não indicam ninguém formando uma rede firme, pois ninguém sai do negocio e no caso dos cartões vale a pena se a empresa der limite e com boa rede de empresas conveniadas.

Para ter essa configuração meio agressiva e meio conservadora montei o seguinte plano:

Trabalhar com as seguintes empresas:

- Área de Beleza;
- Área da Saúde;
- Área de Finanças;
- Área de Créditos de Celular.

Como você pode ver eu não estou apaixonado por uma empresa ou fanático por determinado produto, são apenas negocios e nos negocios deve pensar racionalmente e nao emocionalmente. Não se deixe manipular meu amigo, PENSE!
Um abraço e sucesso!!

Fonte: Daniel Colman

Um comentário:

  1. Olá grande líder!
    Parabéns gostei da sua visão, tem um mercado também que não é muito lembrado na internet, mas merece atenção especiais e é de grande sucesso!
    Falo pq estou tendo sucesso.
    Um produtos que todos precisam a um custo final inferior ao tradicional nas prateleiras dos supermercado.
    E os ganhos no MMN com projeção milionária mesmo com o custo final menor que os tradicionais.
    Diferente de outros marketings que eleva o custo dos produtos e a diferença do custo é para pagar a rede, e acaba virando pirâmides disfarçadas.
    Falo dos produtos saneantes, quem hoje em dia não higieniza e se preocupa com produtos germicida, bactericida e fungicida de melhor qualidade?
    Todos usam e compra a vida toda produtos saneantes, então porque não reverter estas despesas em lucros?
    Este é um produto que todos precisam conhecer e ganhar dinheiro.
    Graças a Deus, pela velocidade das informações na internet, e por a ANVISA estar fiscalizando e conscientizando a população melhor, muitos brasileiros estão deixando de comprar produtos saneantes piratas ( estes que vendem na rua sem rótulos, sem data de validade e sem um químico responsável).
    Abraços,
    Maiores informação:
    E-mail nivaldobds@hotmail.com

    ResponderExcluir